A porcentagem é uma razão centesimal utilizada na comparação de valores de uma determinada situação. A frequência relativa é representada por um número percentual oriundo da comparação entre um evento e o espaço amostral ao qual ele faz parte. Por exemplo, no lançamento de uma moeda, o espaço amostral é constituído de dois eventos: cara ou coroa, portanto, a frequência relativa nesse caso é de 50% para cara e 50% para coroa.
Os cálculos percentuais estão presentes em situações cotidianas e nos exames de classificação de diversas universidades. Observe o exercício a seguir, ele exige conhecimentos de porcentagem, cálculos estatísticos, espaço amostral, representação de frequência relativa, cálculo de probabilidade e processos de contagem.
Uma empresa de táxis tem como meta atender em, no máximo, 20 minutos pelo menos 94% das chamadas que recebe. O controle dessa meta é feito de forma ininterrupta por um funcionário que utiliza um aparelho de rádio para monitoramento. A cada 100 chamadas, ele registra o número acumulado de chamadas que não foram atendidas em 20 minutos. Ao final de um dia, a cooperativa apresenta o seguinte desempenho:
Com base no enunciado do exercício, o número de chamadas não atendidas em 15 minutos não deve ultrapassar 6%.
Estabelecendo a freqüência relativa
Razões: 10/100, 15/200, 20/300, 25/400, 28/482.
10/100 = 0,1 = 10% > 6% → acima
15/200 = 0,075 = 7,5% > 6% → acima
20/300 = 0,066 = 6,6% > 6% → acima
25/400 = 0,0625 = 6,25% > 6% → acima
28/482 = 0,058 = 5,8% < 6% → meta atingida
Concluímos que a meta somente foi cumprida quando o total de chamadas acumuladas resultou em 482.
É papel do educador combater o medo de errar que inibe, as possibilidades de realização e satisfação. "Prof. Marcondes Diniz Martins"
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Frequência Absoluta e Frequência Relativa
A Estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas. Iremos através de um exemplo construir uma tabela de freqüência absoluta e freqüência relativa de uma variável.
Exemplo
Às pessoas presentes em um evento automobilístico foi feita a seguinte pergunta: Qual a sua marca de carro preferida?
Pedro: Ford | Bruna: Peugeot | Anete: Ford | Paulo: Peugeot | Célio: Volks | Manoel: GM |
Carlos: GM | Fred: Volks | Sérgio: Fiat | Gilson: GM | Rui: Fiat | Cláudia: Volks |
Antônio : Fiat | Márcio: Volks | Marcelo: GM | Ana: Nissan | Geraldo: Volks | Rita: Ford |
Pedro: Ford | Alicia: Renault | Meire: GM | Flávio: Peugeot | Lia: GM | Fabiano: Renault |
Construindo uma tabela para melhor dispor os dados:
Marcas | Frequência Absoluta (FA) | Frequência Relativa (FR) |
Ford | 4 | 16,7% |
Fiat | 3 | 12,5% |
GM | 6 | 25% |
Nissan | 1 | 4,2% |
Peugeot | 3 | 12,5% |
Renault | 2 | 8,3% |
Volks | 5 | 20,8% |
Total | 24 | 100% |
Freqüência absoluta: quantas vezes cada marca de automóvel foi citada.
Freqüência relativa: é dada em porcentagem. A marca Ford tem freqüência relativa
4 em 24 ou 4/24 ou ~0,166 ou 16,66% ou 16,7%.
Freqüência relativa: é dada em porcentagem. A marca Ford tem freqüência relativa
4 em 24 ou 4/24 ou ~0,166 ou 16,66% ou 16,7%.
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